quarta-feira, 14 de maio de 2008

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM THE IRON MAIDENS

As integrantes da banda The Iron Maidens, versão feminina do Iron Maiden que está na estrada desde 2001, bateram um papo muito bacana conosco. Aja e Sara ficaram encantadas por saber que nosso trabalho é totalmente dedicado ao rock feminino! Elas falaram que ainda existem alguns preconceitos com mulheres no rock, contaram como foi o encontro delas com os caras do Iron Maiden e como rolou de eles liberarem seu trabalho tributo. Elas também disseram que estão loucas pra tocar aqui no Brasil e até pediram pros fãs criarem uma petição ou abaixo-assinado na tentativa de algum produtor tupiniquim trazer as moçoilas pra cá. Aja “Bruce Chickinson” Kim nos vocais, Linda “Nikki McBURRain” McDonald na bateria, Heather “Adrienne Smith” Baker e Sara “MiniMurray” Marsh nas guitarras, e Wanda "Steph Harris" Ortiz no baixo, fizeram play list exclusiva pro nosso programa, que pode ser ouvida na edição número 21 (http://www.mundorockdecalcinha.com/). Confira:

MUNDO ROCK DE CALCINHA: Bom, pra começar, uma pergunta inevitável... Por que uma banda tributo?
Sara:
Cinco mulheres tocando Iron Maiden não é algo que você pode ver todos os dias e a idéia foi inspiradora pra mim. É muito divertido tocar para os fãs, pois é como tocar de fã para fã, já que adoramos o Iron.

Heather: A nossa banda tem recuperado o espaço das mulheres no rock, mostrando que podemos fazer som pesado sem nenhum problema. Assim The Iron Maidens chama a atenção das pessoas e muitos vão aos shows para saber como é nossa performance ao vivo.

Wanda: Todas nós já nos conhecíamos, por tocar em outras bandas ou através de amigos ou conhecidos. Um dia decidimos que seria bacana formar uma banda somente com mulheres em homenagem ao Iron Maiden, coincidindo com o nosso gosto musical. No começo era apenas um projeto paralelo para nos divertimos, mas após os primeiros shows surgiram cada vez mais convites das casas noturnas do EUA e atualmente esse projeto nos mantém completamente ocupadas.

Aja: Queríamos fazer algo musicalmente desafiador e que nos satisfizesse. A música do Iron Maiden preenche todos esses requisitos.

MUNDO ROCK DE CALCINHA: Como é o contato de vocês com o Iron Maiden. Eles já foram em algum show de vocês?
Linda:
Steve Harris e Bruce Dickinson estiveram em um show nosso no México! Eu tive a sorte de conhecer Clive Burr muitos anos atrás e gostaria de agradecer ele por toda inspiração que me faz tocar. Ele foi o primeiro Maiden que eu conheci.

Wanda: Eles foram muito simpáticos conosco e pacientes, pois nessa hora foi impossível não agirmos como fãs (risos). Eles estavam ali, na nossa frente! Nossos ídolos!

Heather: No dia do show no México percebemos como eles compreenderam nosso tributo, que é uma verdadeira homenagem ao Iron Maiden.

Aja: Foi uma grande honra realizar o nosso show com Steve Harris e Bruce Dickinson na platéia!

MUNDO ROCK DE CALCINHA: E o Iron Maiden permitiu que vocês continuassem trabalhando nesse tributo? Como foi tudo isso?
Linda:
Rod Smallwood, empresário deles, viu um show nosso e todos eles entenderam perfeitamente que não estávamos desrespeitando o trabalho do Iron e sim homenageando os músicos. E assim eles liberaram numa boa nosso trabalho.

Sara: Imitação é a maior maneira de homenagear.

Heather: Eles ficam lisonjeados quando as pessoas prestam homenagens ao Iron, à sua música e essência.

Wanda: Eu nunca imaginei que os próprios integrantes do Iron Maiden iam nos apoiar tanto assim, pois quando iniciamos o nosso projeto já existia um monte de bandas tributo ao Iron Maiden em vários lugares do mundo.

Aja: Iron Maiden nunca foi egoísta com suas músicas e existem muitas homenagens em todo o mundo. Nós tocamos em lugares menores, onde a banda verdadeira talvez não possa visitar (embora Ed Force One, o avião pilotado por Bruce, tenha mudado isso ultimamente!). Bom, as pessoas desses lugares muitas vezes não têm dinheiro pra viajar onde a banda está (pagar pelo ingresso e passagem) e percebemos nesses locais que muita gente está faminta pra ouvir Iron Maiden ao vivo. Assim tocamos, nos divertimos e homenageamos nossos ídolos.

MUNDO ROCK DE CALCINHA: No final de 2007 a banda lançou o segundo CD, "Route 666", sucessor do debut-homônimo, com um DVD "The Trooper" que conta com a participação especial de Phil Campbell (guitarrista do Motörhead). Como aconteceu essa participação?
Linda:
Eu conheço outros dois membros do Motörhead há algum tempo. Quando estávamos em Washington, eles tocaram na mesma noite. Aí nosso empresário foi chamado e eles queriam conversar com a gente, então surgiu o convite de abrirmos alguns shows pra eles e depois convidamos Phil – que já havia tocado no palco conosco em uma dessas noites e aproveitamos pra captar essas imagens pro DVD.

Aja: Phil é um guitarrista incrível! E o DVD que você falou, é parte de um show ao vivo no Galaxy Theater aqui em Santa Ana, Califórnia. Nosso DVD tem nove músicas. Ele participa da música “The Trooper”.

MUNDO ROCK DE CALCINHA: Grim Reaper, a mascote da The Iron Maidens (igual ao Eddie, mas usando saia e brincos) participa em forma de boneco gigante nos shows, igual do Iron Maiden, ou somente nas capas dos seus CDs?
Linda
: Estes monstros mortos estão muito vivos em nossos shows! (he he he)

Sara: Nós nos divertimos muito com os dois em nossos shows, e uma vez tivemos a presença até de um mini Eddie que juntou-se a eles!

Aja: Grim sempre participa dos nossos shows, quando tocamos “Hallowed Be Thy Name”.

MUNDO ROCK DE CALCINHA: Todas as capas dos CDs também são assinadas por Derek Riggs?
Linda
: A capa do nosso primeiro CD foi feita por Derek. Já a arte do nosso segundo trabalho, “Route 666”, foi feita pelo nosso amigo Tommy Pons.

Aja: Grim tem o nome de Edwina T. Head. Derek tem um maravilhoso senso de humor.


MUNDO ROCK DE CALCINHA: Quando a banda tocará aqui no Brasil?
Linda:
Teremos grande prazer em tocar no Brasil, assim que algum confiável produtor nos convidar! Nós estamos ansiosas pra tocar as músicas do Iron no Brasil!

Heather: Nós queremos muito tocar na América do Sul e passear também! Esperamos que essa oportunidade apareça em breve!

Aja: Eu quero ir aí e dizer "Grite por mim, Brasil!". E ver todo mundo sambar, igual o Bruce descreveu no blog dele quando esteve no país.

MUNDO ROCK DE CALCINHA: O que acham do trabalho de Lauren Harris, filha do Steve Harris? Gostam?
Linda
: É uma banda bacana. São músicos muito divertidos e cheios de vida, com muitos anos na estrada do rock.

Sara: Eu gostei muito do show dela na cidade do México, sua banda tem energia muito boa.

Aja: Embora a música da Lauren seja muito diferente que o pai dela faz, ela faz um ótimo trabalho. Ela é uma pessoa muito doce e nós desejamos muito sucesso em sua carreira musical.

MUNDO ROCK DE CALCINHA: Nós temos o programa totalmente dedicado ao rock feminino, MundoRockDeCalcinha.com, inclusive os ouvintes sempre pedem The Iron Maidens. Qual é a opinião de vocês sobre as mulheres no rock?
Linda
: Está acontecendo um crescimento nas culturas e a mulher está conquistando várias áreas, inclusive o rock. E isso é maravilhoso! Não existe mais tabu para meninas terem banda de rock ou metal.

Sara: Obrigada por pedirem a nossa banda no programa Mundo Rock de Calcinha! Nossa, que bacana, um programa que apóia as mulheres do rock!

Wanda: Precisamos de mais mulheres no rock! Mais! Por favor! :)

Aja: Quanto mais mulheres no rock melhor! Não podemos deixar os rapazes se divertindo sozinhos!

MUNDO ROCK DE CALCINHA: Vocês já sofreram algum preconceito por serem mulheres que tocam em uma banda de rock?
Linda:
Claro. Eu percebo que muita gente me olha e pensa "ela é uma mulher, é frágil, pequena" . As pessoas tendem a pensar "é um bando de mulheres numa banda e nem devem saber tocar". Mas acho que muita coisa já mudou felizmente com o passar dos anos.

Wanda: Ainda existem pessoas preconceituosas que acham as mulheres incapazes de tocar metal ou rock com competência. E eu acho engraçado quando nos apresentamos ao vivo, pois alguns olham surpresos por perceberem que sabemos tocar realmente.

Aja: Há 07 anos estamos calando a boca de muita gente, mostrando que podemos tocar muito bem metal.

MUNDO ROCK DE CALCINHA: Vocês ouvem bandas formadas por mulheres ou com meninas no vocal?
Linda
: Eu gosto de Kate Frente. Ela tem voz poderosa e matadora.
Sara: Turkish. É de Istambul. Eles usam harpa. Quero muito um dia ver essa banda ao vivo.

Wanda: Arch Enemy, Evanescence, Lita Ford, Heart, Joan Jett, Nightwish, Doro Pesch, Phantom Blue (banda da Linda).

MUNDO ROCK DE CALCINHA: Muito obrigada pela entrevista. Deixem uma mensagem aos fãs brasileiros:
Linda
: Up The Bloody Iron, Brasil! Nos ajude ir aí! Façam uma petição! Nos avisem se fizerem, pois assim divulgaremos juntos. Queremos muito ir aí! E não deixem de visitar nosso site http://www.theironmaidens.com/ . Espero ver vocês em breve.

Sara: Os Maiden fãs brasileiros são os melhores! Valeu!

Heather: The Iron Maidens não podem mais esperar pra ir ao Brasil, UP THE IRONS!

Wanda: Muito obrigada por apoiar o metal e pelo interesse em ouvir nossa banda.

Aja: Valeu por apoiarem as mulheres do Rock, Mundo Rock de Calcinha! O trabalho de vocês é maravilhoso! E espero ver os amigos brasileiros nos shows, vou dizer "Scream for me, Brazil!". Stay metal!

As meninas da banda The Iron Maidens pediram algumas músicas, até no estilo country, que não se encaixavam na play list do Mundo Rock de Calcinha, então nossa produção peneirou um pouco e podem ser ouvidas no programa número 21 (http://www.mundorockdecalcinha.com/) . Mas aqui vai todos os nomes:

Linda: The Iron Maidens (he he he!), Vain Glory/Chastain, Doro, Pink, Arch Enemy, Meldrum, Show-Ya, and alguma coisa de Phantom Blue também!
Sara: Otep, Portishead, Faith Hill.

Heather: Fleetwood Mac, Carly Simon, Portishead, Bjork, The Pretenders, Heart, Cocteau Twins, Fiona Apple, Feist, Tegan and Sara, The Cranberries, Imogen Heap, Guano Apes, Garbage.

Wanda: Arch Enemy. Angela tem voz matadora e ela é um doce de pessoa! Phantom Blue – banda da nossa baterista Linda! E The Iron Maidens :)

Aja: Doro Pesch, Janis Joplin, Heart, 4 Non Blondes, Patty Smith, Phantom Blue, The Afterlife e Aja Kim ( >;-P )

Entrevista concedida à Gisele Santos
Tradução: Gisele Santos
13 de maio de 2008

www.mundorockdecalcinha.com

Nenhum comentário: