segunda-feira, 11 de agosto de 2008

PODCASTERS BRASILEIROS GANHAM PREMIAÇÃO E ACEITAM PAGAR ECAD

Podcast é uma mídia que surgiu nos Estados Unidos em 2004 derivada do rádio, ou seja, são arquivos de áudio gravados em sua maioria por pessoas que nunca tenham feito cursos de locução ou trabalhado em rádios. O usuário de computador pessoal, tendo pelo menos um microfone na máquina e um software de edição de áudio, grava sua voz e comenta sobre vários assuntos ou temas específicos: Cinema, Arte e Cultura, Educação, Empreendedorismo ou Variedades, Esportes, Games, Humor, Jornalismo, Música, Política, Tecnologia e Informática. Atualmente existem vários podcastings profissionais como o Conexão Groove, Rota BGD, Mundo Rock de Calcinha, ElasPod, entre outros.

A palavra Podcast foi criada por causa do Ipod (aparelho que reproduz mp3). São arquivos no formato digital (mp3, ogg, mp4) armazenados em um site na internet e através do feed RSS, ao qual um ouvinte do podcast assina gratuitamente e recebe diretamente em um agregador (itunes ou ipodder ou outros) que existe novo podcast no ar. Esta tecnologia veio da mesma utilizada das notícias em RSS/XML, sendo uma grande sacada para que ninguém perca os ouvintes/leitores, pois eles sempre receberão em seus computadores os avisos de todas as novidades em tempo real, assim que tudo for publicado.

O podcast vem conquistando espaço principalmente por causa do aumento nas vendas dos aparelhinhos de mp3 player ou derivados. E o que mais as pessoas gostam é ter a liberdade de poder criar sua própria programação com os podcastings favoritos. Atualmente já é possível publicar via podcast também vídeos e fotos, denominados como videocast. E não somente podcasters gravam diretamente de suas casas, pois enxergando que é uma potente e rápida mídia muitos veículos de comunicação, empresas e até escolas, estão divulgando notícias ou aulas através desta tecnologia que podem ser acompanhadas no computador ou em mp3 player ou ipod.

POCAST NO BRASIL

No Brasil o podcast começou a ganhar força em 2005, tanto que no mesmo ano aconteceu o primeiro Encontro de Podcasters no país (Podcon). E em 2008 será realizado o Primeiro Prêmio Podcast que contará com votação popular e júri através do site http://www.premiopodcast.com.br/ a partir do dia 18 de agosto. Outro fator interessante é que o regulamento e a escolha do troféu foi realizado pelos principais podcasters do país numa movimentada lista de discussão, chamada Podcast Brasil (http://groups.google.com/group/Podcast-Brasil), onde todos sempre trocam informações e experiências.

LEGALIZAÇÃO DE PODCAST

Ainda em 2008 o podcast no Brasil foi legalizado com o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) órgão responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das obras musicais em território nacional, de acordo com a Lei nº 9610/98. Há dois anos o Maestro Billy Umbrella (Caldeirão do Hulch – TV Globo) – presidente da ABPOD (Associação Brasileira de Podcast) - batalhou para o ECAD entender que produtores de podcast pessoal não teriam condições financeiras de pagar o equivalente a R$1.800,00 mensais, de acordo com a tabela de rádio convencional ou web rádios. No último mês de maio o ECAD fez um acordo com ABPOD, ao qual uma pessoa que produza podcast sem fins lucrativos pague 1 (uma) UDA (unidade de direito autoral) mensal, podendo assim continuar executando canções nacionais e internacionais, inclusive trilhas (background) enquanto o locutor tem a palavra. Este valor atualmente é R$42,00. Caso o podcast tenha receita, ou seja, fature mensalmente, a pessoa que produz este tipo de conteúdo deve entrar em contato com ECAD (http://www.ecad.org.br/) pra legalizar conforme tabela comercial.

Existem alguns sites que disponibilizam licenças, chamados de Podsafe, isto é, podcast seguro. Mas é um material de áudio limitado e o podcaster deve publicar em seu site os selos podsafe. O primeiro a ser criado foi o Creative Commons (http://www.creative-commons.org/ ), permitindo que os autores liberem parcialmente os direitos de suas obras para reprodução em podcast. Artistas como Gilberto Gil, David Byrne e Beastie Boys aderiram este movimento, com plena consciência que é mais uma forma de terem seus trabalhos divulgados. Outro site podsafe: http://www.podsafeaudio.com/ .

DISPONIBILIZAR PODCAST NA INTERNET

Atualmente o melhor site que oferece espaço para hospedagem de podcast é o americano Podomatic (http://www.podomatic.com/). Existe conta gratuita com 500 megas de espaço e 15 gigas de trafego mensal com estatísticas de acessos/downloads. Também já cria o RSS do podcast para os ouvintes assinarem e um site super fácil de atualizar no ambiente blog, onde podem ser publicados textos e pelo menos uma imagem. E o usuário, tendo cartão de crédito internacional, pode pagar 200 reais por ano numa conta Pro com 2 gigas de espaço mensais, além das estatísticas mais minuciosas. Esta opção é válida para podcast que tenha muita visitação.

Texto por Gisele Santos
(Criadora do podcast Mundo Rock de Calcinha www.mundorockdecalcinha.com, no ar há 01 ano. Produz podcast desde o final de 2004. Iniciou pra uma web rádio para brasileiros residentes no Japão, a extinta Metro Mix atual Metropolitana, fez também o podcast 98 in Rock durante um ano para a Rádio 98 FM de Canoinhas/SC e apresentou durante dois anos o podcast Mundo Rock) .

Nenhum comentário: