domingo, 7 de setembro de 2008

ANTES DA VACINA CONTRA RUBÉOLA, DOE SANGUE!

Oi, preste muita atenção!

O Ministério da Saúde conseguiu fazer uma bela campanha nacional pra todo mundo se vacinar contra a rubéola, principalmente os homens, mas esqueceram de planejar melhor tudo isso. A campanha contra a rubéola causou grande redução do número de doações de sangue em todo o Brasil, pois uma vez vacinada, uma pessoa fica impedida de doar sangue por 30 dias. Ou melhor, ela pode se apresentar à doação, mas o seu sangue será rejeitado. Normalmente, 1,3% das doações são rejeitadas por motivo de vacinação. Em agosto, na Fundação Pró-Sangue (SP) essa porcentagem subiu para 9%, por causa da vacinação contra a rubéola.

O correto na campanha seria conscientizar todo mundo, e assim a pessoa doaria o sangue e no mesmo local receberia a vacina contra a rubéola.

Então, se você tem de 18 a 19 anos (que não é a idade ‘exigida’ pra se vacinar contra a rubéola) DOE SANGUE ! Esta atitude salva até QUATRO VIDAS! Tem muita gente precisando de sangue e infelizmente alguns não suportam e morrem.

E se você tem de 20 a 39 anos (idade convocada para a vacinação contra a rubéola) e ainda não se vacinou, vá até o Hemocentro mais próximo de sua cidade, doe sangue e depois pergunte se no local tem a vacina contra a rubéola ou vá até o posto de saúde mais próximo. Assim você ajuda a salvar até quatro vidas e também se protege.

Veja quem já participou da nossa campanha de doação de sangue em oito estados brasileiros, ATITUDE ROSA N ROLL:

www.mundorockdecalcinha.com/atitude/fotosSP.html


POR QUE DOAR SANGUE?

A ciência avançou muito e fez várias descobertas. Mas ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano. Por isso, sempre que precisa de uma transfusão de sangue, a pessoa só pode contar com a solidariedade de outras pessoas. Doar sangue é simples, rápido e seguro. Mas, para quem o recebe, esse gesto não é nada simples: vale a vida. Doar sangue é seguro, todo ser humano em boas condições de saúde pode doar sem qualquer risco ou prejuízo a sua saúde. Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques e o número de pessoas que morrem por falta de sangue nos Hemocentros poderia ser reduzido. Seja doador voluntário. Faz bem também para você. Porque a satisfação de salvar vidas é a maior recompensa. Doar Sangue é Paixão, Atitude e Respeito pela Vida! Porque, quem doa sangue, doa vida.

REQUISITOS BÁSICOS PARA SER DOADOR

· Estar em boas condições de saúde.
· Ter entre 18 e 65 anos.
· Pesar no mínimo 50kg.
· Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Não precisa estar em jejum, pode alimentar-se NORMALMENTE.
· Não ser usuário de Drogas.
· Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
· Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Passaporte)
-Quem fez a última tatuagem um ano atrás, pode doar.
Obs.: Intervalos para doação: Homens - 60 dias / Mulheres - 90 dias.


Vamos fazer as coisas acontecerem da melhor forma possível, pois se cada um fizer um pouquinho, já é um grande passo e todos unidos faremos um mundo melhor.

Beijocas
Gi
http://www.mundorockdecalcinha.com/

Nenhum comentário: