sábado, 21 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: AINDA HÁ TEMPO DE NOS SALVAR?

Gisele Santos

Nesse domingo, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Comemorar não é ainda a palavra exata para essa data, pois a cada dia que passa, nós, seres humanos, desperdiçamos e poluímos a pouca água potável que ainda resta para nossa sobrevivência. Não confunda! Água em nosso planeta sempre existirá, mas doce potável para consumo (banho, alimentação) está correndo risco de extinção e, sucessivamente, nós também! Parece assustador, pode até ser que inventem algum sistema de ‘tirar’ o sal da água do mar, mas imagina o valor que será cobrado pra gente poder usar essa água?

A primeira necessidade do ser humano é o oxigênio. Uma pessoa sem oxigênio durante cinco minutos pode ter morte cerebral. E a segunda necessidade para um ser manter-se vivo é a água. Dependendo do metabolismo, uma pessoa pode suportar apenas de três a cinco dias sem água. Se não ingerir água por mais tempo, pode até falecer.

A conscientização é muito importante para economizarmos esse recurso natural essencial para a sobrevivência de qualquer ser vivo. E pode começar dentro de casa, ao acordar, quando escovamos os dentes. Preste atenção quando for escovar os dentes! Comece a ‘se observar’. Com toda certeza, durante seis ou dez minutos de escovação, você perceberá que deixa a torneira aberta com a água fluindo. Sabia que com essa atitude você desperdiça até 80 litros d´água?

E que tal tomar um banho logo que acordar? Uma delícia, não é mesmo? Preste atenção, pois em um banho muito demorado você pode gastar de 90 a 180 litros d’água. O ideal é ficar debaixo do chuveiro no máximo seis minutos. Se ensaboar com o chuveiro desligado também é ótimo pra economizar água.

No site Natureba você pode conferir mais dicas para evitar o desperdício de água. Inclusive existe uma informação preciosa, como fazer o sabão de óleo de cozinha. Pra quem não sabe, o óleo é grande poluidor das águas pode ser uma solução pra aliviar a sujeirada toda e quem sabe ter uma renda extra pro bolso. Outra dica é o site da Universidade da Água (Uniágua), uma ONG (Organização Não Governamental) e sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a proteção, preservação e recuperação da água no planeta, através do exercício da educação ambiental.

Projetos que já fazem a diferença

Carlos Lemos Costa, diretor da H2C, empresa especializada em Uso Racional da Água e que já desenvolveu mais de mil projetos, que proporcionaram economia de até 67% em empresas brasileiras e multinacionais, como a construtora Hochtief, bancos Itaú, Unibanco e Real, Sodexho (catering), hospital Albert Einstein, condomínios residenciais e comerciais, entre outros, avalia que "em edifícios comerciais, o grande vilão do consumo é a bacia sanitária, que responde por 50% a 80% do consumo. Assim, é possível cortar 40% dos gastos, com a simples regulagem da válvula de descarga ou a troca das bacias sanitárias por outras de menor consumo."

Segundo Carlos, em edifícios residenciais "a economia é um pouco menor, mas mesmo assim é compensadora. Nos apartamentos, o grande vilão do consumo é o chuveiro. Dependendo da pressão da água, especialmente nos primeiros pavimentos, é recomendável colocar um pequeno (e barato) redutor de fluxo, que garantirá um banho confortável com menor desperdício de água. Hoje o mercado brasileiro já tem torneiras, chuveiros e outros equipamentos que propiciam uma economia de até 35% nos edifícios residenciais."

Se você quiser verificar o potencial de economia da sua residência ou trabalho, acesse www.h2c.com.br. Além desse cálculo, o site também traz dicas pra ajudar a pessoa reduzir o consumo de água. "É importante destacar que, em São Paulo, por exemplo, uma pessoa consome em escritórios em média, 60 litros de água por dia. Caso adote medidas de economia, o consumo pode cair a 40 litros por dia. Multiplicando os 20 litros poupados pelos 7 milhões de trabalhadores que atuam em escritórios na Grande São Paulo, chegaremos a uma quantidade de água suficiente para abastecer diariamente mais de 3,5 milhões de pessoas", contabiliza o engenheiro Carlos.

Você sabia que...

-Há dois mil anos, a população mundial correspondia a 3% da população atual, enquanto a disponibilidade de água permanece a mesma;

-A partir de 1950, o consumo de água triplicou, em todo o mundo;

-O consumo médio de água, por habitante, foi ampliado em cerca de 50%;

-Para cada 1.000 litros de água utilizada pelo homem resultam 10.000 litros de água poluída (ONU, 1993);

-No Brasil, mais de 86% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não-tratados são lançados nos corpos d'água;
O homem pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas três dias sem água (Fonte: Universidade da Água);

-Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês; ou seja, mais de um metro cúbico por mês - o que significa uma conta mais alta.

-Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês;

-Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia, isto é, mais de três caixas d'água. [fonte Mandarim]

Sobre o Dia Mundial da Água

A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou, em 22 de dezembro de 1993, a resolução A/RES/47/193 para que o dia 22 de março de cada ano fosse declarado Dia Mundial da Água, a celebrar-se a partir de 1993, em conformidade com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no Capítulo 18 (Recursos de Água Doce) da Agenda 21. Diferentes Estados foram convidados para consagrar este dia, no marco de um contexto nacional, por meio da celebração de atividades concretas como o fomento da consciência pública através da produção e difusão de documentos e organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas com a conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos, assim como com a prática das recomendações da Agenda 21. [fonte Unesco]

Se você estiver em Florianópolis, se liga!

Nesse final de semana (21 e 22 de março) barcos a vela trarão mensagens com dicas de economia de água, durante a Regata pela Copa Verde, na Lagoa da Conceição. Mais de 50 barcos da classe Slalom e Fórmula , além de competir pela I Etapa do Circuito ACW 2009, levarão em suas velas alguns dos principais desperdícios cometidos no uso da água, em um evento educativo que terá ainda palestras, jogos e distribuição de cartilhas sobre o que não se deve fazer ao lavar roupa, a casa e na higiene pessoal, entre outros.

Serviço
Velejando pela Copa Verde
Data: 21 e 22 de março
Horário: a partir das 11 horas
Local: Clube Ventuus - Lagoa da Conceição (Av. das Rendeiras, nº 1672)

Eventos em todo país homenageiam o Dia Mundial da Água

Está no ar a terceira edição do site Águas de Março, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), que pretende manter toda população informada sobre os eventos que acontecerão em homenagem à data no Brasil inteiro. Você também pode cadastrar o evento que acontecerá em sua cidade, caso ainda não conste no site da ANA. Acesse: http://www.ana.gov.br/

Vídeos:

"Água Nosso Tesouro - Documentário"
*um erro desse vídeo, indicam pra gente guardar óleo de cozinha em garrafa plástica e depois jogar fora no lixo (segundo instruções da SABESP), aí acontece outro problema: garrafa plastica no lixo não reciclavel...




“Água: a fonte da vida”


E PRA DESCONTRAIR COM CONSCIENTIZAÇÃO

Ciclo da Água – “We Will Rock You”



por: Gisele Santos (www.mundorockdecdalcinha.com)
fontes: Mandarim Comunicação, Unesco, HS2C, Natureba, Uniágua, ANA
fotos: ACeav, AguaPbwiki

7 comentários:

Escrevendo na Pele disse...

Ei, gostei muito desse texto e percebo como a população gasta água no planeta. É incrível como não percebemos os maus hábitos, e dicas como essas são sempre bem vindas. Essa preciosidade é nossa, basta cuidarmos para que não desapareça. Um grande beijo daqui.

.ana disse...

ótimo o post!
já está mais do que na hora de as pessoas se preocuparem com a situação e tomarem atitudes concretas. é necessário colocar em prática, porque senão, realmente... a coisa vai ficar feia.
os dados que informaste já assustam...

:**

Tatiana Rock Girl disse...

eu acho incrivel que nossos governantes não façam campanhas pelo menos mensais

gastam tanto com propagandas eleitorais

depois aparecem com imediatismos

e as empresas principalmente de grande porte? muito poucas fazem algo também

infelizmente o ser humano só acorda quando é tarde demais

Gabi Seiva Rock disse...

gente daqui 40 anos teremos menos de 45 litros por dia pra usar de agua

isso ja acontece no sertão da seca do nordeste

fico triste em ver todos nos ser humano individualista e egoista

KINHA disse...

Olá!
Passei aqui para te conhecer e deixar um convite:No dia 30 de Março, estarei embarcando em um cruzeiro Santos(Brazil)/Veneza(Itália) no navio “Splendour of the Sea”. Visitarei 3 continentes, 8 países e mais de 20 cidades.
Farei postagens diárias e com fotos, e espero a sua companhia nesta grande viagem. Desde já espero sua visita.
http://amigadamoda.blogspot.com

barabarinha disse...

eu vi uma vez o video de como o ser humano fica horrivel sem agua

gente é um horror

acho que fechar nossas torneiras , economizar, não adianta muito, ameniza só

Karo! disse...

oie
conheci seu blog atraves de uma amiga e adoreiiiiiiii
seu blog é muito fofo
ps: estou te acompanhando...
visita o meu
bjs