terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Rita Lee é homenageada em charge de @MauricioRicardo


No domingo, 29, Rita Lee foi presa no último show de sua carreira em Aracaju - por desacato. A cantora gritou contra policiais que teriam agredido alguns fãs e foi levada pra delegacia.

E o genial Mauricio Ricardo fez uma charge em homenagem a Rita, assista:

Após oito anos de jejum dos estúdios, Rita Lee surpreendeu todo mundo ao anunciar lançamento de dois discos. Um se chama "Boss 'n' Movies" - o nome já diz tudo: bossa nova e canções de cinema. E outro de tropicália - de autoria própria .

Esse tal de roquenrou da Rita Lee

Nos anos 1960 Rita Lee aprendia a tocar bateria e a cantar, quando ainda estava no colégio. E para mostrar seus dotes artísticos, resolveu participar dos festivais da escola e para isso formou a banda The Teenages Singers com as amigas Suely Chagas, Jean e Beatrice. Teenages Singers pode ser considerada a primeira banda de rock feminino do país. Elas faziam um som mais vocal e menos instrumental, interpretando músicas de Mamas and the papas, Beach Boys, entre outros. A banda fazia muito sucesso e era chamada pra tocar em todos os festivais das escolas de São Paulo, entre elas Mackenzie e Caetano de Campos. E assim as meninas acabaram conhecendo uma banda formada somente por meninos, mas era mais instrumental, chamava The Wooden Faces. A amizade entre eles foi crescendo, até que resolveram unir as bandas. Elas cantavam e eles tocavam. Com o tempo alguns integrantes foram desistindo e restaram Rita, Sergio e Arnaldo. Isso aí, surgia Os Mutantes, banda que Rita Lee participou de 1968 a 1970, incluindo outros ingredientes nas músicas como banjo, sons de gravador portátil, gaita, e até uma bomba de dedetização.

Rita Lee foi expulsa dos Mutantes, pois os integrantes achavam que ela não tinha o virtuosismo necessário para tocar o rock progressivo, novo interesse da banda. Ela ficou depressiva por um tempo, mas não conseguia ‘se livrar’ da veia musical e formou com a amiga Lúcia Turnbull uma dupla no estilo glam rock (também conhecido como glitter rock), chamada As Cilibrinas do Éden, que fez única gravação ao vivo no festival Phono 73 e nunca foi lançado um disco. Anos depois, uma das músicas da dupla daria origem ao hit Shangrilá, em 1980. Rita e Lúcia desistiram da dupla e formam a banda Tutti-frutti - que finalmente conseguiu gravar alguns discos e fortalecer o sucesso da música “Esse tal de roquenrou”.

Mesmo apostando muito mais nas baladas, Rita Lee ainda tocava rock na década de 1980 e já influenciava outras artistas, por exemplo, a Pitty. E também Talita Alves que foi casada com o filho da Rita, o Beto Lee, sendo a mãe da primeira neta de Rita Lee (foto ao lado). A Talita foi durante dez anos vocalista da extinta banda Motores e não é mais casada com o filho de Rita Lee.



Ouça o especial Rita Lee no programa Mundo Rock de Calcinha (clique aqui).

3 comentários:

Um brasileiro disse...

Olá. Muito legal. Apareça apor la. Abraços.

Vê ~~* disse...

Adoreii :)

Jorge Ramiro disse...

Eu sou um fã de Rita e eu tive a sorte de vê-la quando ela viajou para a Argentina. Ela ficou em alguns departamentos do aluguel temporada buenos aires, perto da minha casa.